segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Coringa - Brian Azzarello, Lee Bermejo


O título Coringa, de Brian Azarello (Batman: Cidade Castigada, Superman: Pelo Amanhã), traz com riqueza de detalhes no modo de agir do Coringa, seus aliados, suas motivações. Libertado do Asilo Arkham, o Palhaço do Crime volta à sua vida em Gotham. Ele precisa reconquistar seu território e lembrar a todos quem é realmente o dono da cidade.


É sim uma boa história de Batman com um olhar específico sobre esse interessante personagem. Um resumo simplificado desta história seria o Coringa, interpretado nos cinemas por Heather Ledge, sai asilo Arkham e quer recuperar seu prestígio e seu status no mundo do crime de Gotham. Arte muito legal, texto muito legal também. Simplesmente é uma obra de arte.

O Coringa acaba de ser solto do Asilo Arkham. Agora, quer retomar o poder e dinheiro perdidos (ou dele roubados) enquanto estava encarcerado. E que Deus tenha piedade de Gotham City.
Os autores acabaram o trabalho antes do novo filme do Batman, projeto teve início ainda em 2006, O Cavaleiro das Trevas, mas os executivos da DC decidiram esperar para lançar a obra depois do longa-metragem, e lendo a história logo se vê por quê. Fica óbvia a semelhança com o do filme, parece até que foi feito para Heath Ledger.

A trama de Joker é toda centrada no Coringa, mas a narrativa é feita por Jonny Frost, bandido menor que se torna capanga do criminoso no começo da trama. É pelos olhos dele que o leitor vê tudo que acontece.

O Coringa lutando com outros vilões pelo controle de Gotham, mais insano do que nunca, muito poderoso e violento como sempre. Tudo isso sob a ótica de bandido comum que, por acaso, se torna membro da gangue dele. E pela trama desfilam o Duas-Caras, o Pinguim, a Arlequina, o Crocodilo e o Batman, claro, como o grande coadjuvante do Palhaço do Crime.

A narrativa, os confrontos, as dúvidas existenciais estão muito bem amarradas, e o roteirista não tem a pretensão de mudar o mundo, apenas quer contar uma boa história.
A arte de Lee Bermejo é um show à parte, mesmo se a trama não fosse boa (e ela é), esta graphic novel já valeria apenas pelos lindos desenhos meio pintados, meio desenhados, que poderiam contar a trama por si só.

Mostrando o ponto de vista do submundo dos vilões, Brian inova e lança um novo olhar sobre Gotham City. Ao seu lado, Lee Bermejo (Lex Luthor: O Homem de Aço) trouxe uma nova interpretação sobre a cidade e seus habitantes com seu traço característico e de impacto.
Sempre procuro achar algo de racional nas ações do coringa, quase sempre desisto. Apesar de agir por impulso, Coringa sempre esta um passo a frente dos outros personagens. CORINGA de Brian Azzarello mostra exatamente isso.

Capa dura com 132 páginas colorido
Editora Panini
__________________________________________________________________________________

Heylian, the bard: O líder e estrategista dos Vingadores do Vale Elsir. Heylian é um bardo experiente e lutou em guerras como contra a Mão Vermelha. Um exímio aventureiro meio-elfo capaz de liquidar os inimigos à distância e ao mesmo tempo ajudar seus aliados. É experiente no combate com lâminas, sendo muito ágil no manejo de espadas. Conhecido por seus talentos em conjurar magias, realizar rituais e operar toda a espécie de itens mágicos. Atualmente está escrevendo no blog SOCIEDADE DOS RPGISTAS MORTOS. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário