terça-feira, 11 de outubro de 2011

Batman - A Piada Mortal


Bom dia, heróis de história em quadrinhos, mutantes e seres com poderes sobre-humanos, aqui o replicante bardo comentando relançamentos das editoras. Quando algum fã de HQ faz referências aos seus títulos preferidos, a lista pode ser vasta, mas quase sempre apresentam uma das três estórias citadas como clássicos absolutos: O Cavaleiro das Trevas, Asilo Arkham e A Piada Mortal, todas publicadas nos anos 80.


Já que a proposta é relembrar, porque não repassarmos algumas das mudanças ocorridas com o homem morcego nos anos 80. O personagem Batman foi criado por Bob Kane em 1939, mas suas estórias, nas primeiras décadas de existência, nunca foram vistas como algo verdadeiramente sério. O Batman era um personagem divertido e que vivia sempre situações absurdas nas mãos de seus inimigos egocêntricos, tudo recheado de muito humor e diversão como podia ser percebido na exagerada série Batman e Robin, dos anos 60 com o Batman barrigudo (interpretado por Adam West) e vilões totalmente caricatos.

A DC Comics, no entanto, decidiu por uma reformulação total de suas estórias. Essa grande virada na carreira do morcego ocorreu no começo da década de 80, quando autores como Dave Mc(Asilo Arkham) foram chamados para recriar o visual e as estórias de Batman. Com a publicação do Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, onde o escritor praticamente “recontou” o Batman de um ponto de vista mais realista, dando ênfase no lado humano de uma pessoa que vê seus pais serem assassinados e decide combater o crime por conta própria como uma forma de se vingar do passado cruel.

O sucesso do Cavaleiro das Trevas foi tão grande que Miller foi contratado pela DC para escrever a série Batman: Ano Um, a nova HQ mensal que recontaria, baseado nesta premissa mais séria, as origens do herói e seus inimigos, bem como os primeiros anos na vida do defensor da justiça e guardião de Gothan City.
A Piada Mortal pode ser entendida como uma prolongação desta linha mais adulta dos gibis. Escrita pelo renomado Alan Moore, a estória nos apresenta mais um confronto do Batman contra o Coringa, mas desta vez o herói não quer apenas mandar o inimigo novamente para o Asilo e sim entender o porquê da existência de tanto ódio entre os dois.

O que Batman não sabia, é que o Coringa mais uma vez havia fugido do Asilo Arkham, só que sua vingança não estava voltada para o homem morcego, mas para o comissário Gordon e sua filha Bárbara Gordon (a Batgirl).

Para se ter uma idéia das atrocidades cometidas pelo palhaço do crime, a Piada Mortal é a estória em que o Coringa humilha Gordon de tal maneira que chegamos a pedir clemência para o vilão a cada quadrinho lido, sem contar que ele deixa Bárbara aleijada em uma cadeira de rodas para sempre.
Paralelamente a essa luta, vemos a conturbada vida de Jack Napier, um jovem artista de circo desempregado com a esposa grávida que começa a se preocupar se poderá dar uma vida decente à sua família. Mas tudo muda quando Jack perde sua esposa em um terrível acidente e se vê envolvido com criminosos da pior espécie. Publicada originalmente em 1988 nos EUA, A Piada Mortal, é daquelas estórias que marcam a vida de muita gente e serviu de inspiração para Tim Burton fazer o primeiro e melhor filme do Batman em 1989.


Essa HQ já foi reimpressa várias vezes aqui no Brasil, mas a Opera Graphica, em um trabalho muito competente, relançou a versão em branco e preto (valorizando demais os desenhos) com capa dura e qualidade acima do normal para nosso mercado. Obrigatório para qualquer fã do Batman e de HQs.
____________________________________________________________________________________

Heylian, the bard: O líder e estrategista dos Vingadores do Vale Elsir. Heylian é um bardo experiente e lutou em guerras como contra a Mão Vermelha. Um exímio aventureiro meio-elfo capaz de liquidar os inimigos à distância e ao mesmo tempo ajudar seus aliados. É experiente no combate com lâminas, sendo muito ágil no manejo de espadas. Conhecido por seus talentos em conjurar magias, realizar rituais e operar toda a espécie de itens mágicos. Atualmente está escrevendo no blog SOCIEDADE DOS RPGISTAS MORTOS. Confira!

Um comentário:

  1. Fala galera! Relembrar é viver, não? Muito legal contarem um pouco desta antiga, porém não menos inteligente HQ. Só um porém... salvo engano, quando o Batman foi criado ele realmente possuía vilões estranhos, porém ele era considerado um tanto inadequado, já que rotineiramente ele matava alguns bandidos sem clemência alguma... situação esta que foi mudada com o Comics Code e o surgimento do Robin, que veio para amenizar o universo dark do personagem. Não tenho certeza absoluta dos fatos, mas me lembro de ter lido algo assim uma vez. Sucessos!

    Abraços

    ResponderExcluir