domingo, 17 de julho de 2011

Biografia: Brian K. Vaughan

Natural de Cleveland (no estado de Ohio), Brian K. Vaughan estudou cinema na Universidade de Nova York. Antes mesmo de se formar ele conseguiu um estágio na Marvel Comics e, em 1997 escreveu suas primeiras histórias para a editora ( Cable #43 e Ka-Zar Annual 97 ). De 98 a 2000 ele escrevia histórias curtas ou ediçõesfill-in em séries regulares tanto para a Marvel quanto para a DC , até que em 2000 ele emplacou seu primeiro projeto longo: Monstro do Pântano (vol. 3).

Ele foi o escritor da revista da primeira até a vigésima edição. No ano seguinte ele escreveu a minissérie X-Men Icons: Cyclops (com arte de Mark Texeira) e em 2002 criou o seu primeiro personagem para a Marvel, o Capuz (The Hood ) em uma minissérie em 6 partes. Esse vilão se tornou um personagem importante na editora quando Brian Bendis passou a usa-lo com destaque na revista dos Vingadores. Ainda em 2002, Vaughan (ao lado de Pia Guerra) criou uma das HQs mais elogiadas dos últimos anos, Y: O Último Homem (publicada pela Vertigo ). A série conta a história de Yorick, o último homem no planeta Terra após a erradicação do cromossomo Y.



E ele não parou por aí. Para a Marvel ele foi responsável pela criação dos Fugitivos, série que mostra um grupo de crianças que se rebela contra os pais depois de descobrirem que eles comandam o crime na costa oeste dos EUA (a arte aqui é de Adrian Alphona) e na Wildstorm ele acertou a mão mais uma vez com Ex-Machina (ao lado de Tony Harris). 

Fora dos quadrinhos, Vaughan trabalhou no seriado Lost de 2006 a 2009, como produtor executivo e roteirista. Ele saiu da equipe um pouco antes do início da sexta (e última) temporada para se dedicar a outros projetos no cinema e nos quadrinhos. O que nos leva aos seus roteiros cinematográficos. Atualmente ele trabalha no texto do filme da Fugitivos para o Marvel Studios e já escreveu um tratamento para Y: O Último Homem. Além disso ele também é o responsável pelo roteiro de Roundtable (filme sobre o Rei Arthur) e de sua outra criação, Ex-Machina.


Principais trabalhos:
- X-Men Icons: Cyclops #1-4 (X-Men Extra)
– The Hood #1-6 (Marvel Max)
– X-Men Icons: Chamber #1-4
– X-Men 2 Movie Prequel: Wolverine
– Mística #1-13 (Arma X)
– Fugitivos (Vol. 1) #1-18 (Pocket Panini)
– Fugitivos (Vol. 2) #1-24 (minissérie e Avante, Vingadores!)
– Ultimate X-Men #46-65, Annual #1 (Marvel Millennium, Marvel Millennium Anual 1)
– Dr. Strange: The Oath #1-5
– Logan #1-3 (Logan especial)
– Swamp Thing (Vol. 3) #1-20 (Monstro do Pântano Semente Ruim – Devir; Monstro do Pântano Amor em Vão – Pixel)
– Y: The Last Man #1-60 (Y: O ùltimo Homem vol 1)
– Pride of Baghdad (Leões de Bagdá)
– Ex-Machina #1-50 (Ex-Machina vols 1 a 4)
– Buffy the Vampire Slayer Season Eight #6-9: No Future for You arc
– Michael Chabon Presents: The Amazing Adventures of the Escapist (anthology)
#3. Entitled “To Reign in Hell.” (Na Incríveis Aventuras do Escapista – Devir)
– Michael Chabon Presents: The Amazing Adventures of the Escapist (anthology) #8. Vaughan's story was reprinted as The Escapists #1.
– The Escapists #1-6


Prêmios:

Brian K. Vaughan ganhou o Eisner Awards de Melhor Escritor em 2005 e o de Melhor Nova Série, no mesmo ano, por Ex-Machina . Em 2008 ele ganhou outro Eisner , dessa vez o de Melhor Série.

_____________________________________________________
Heylian, the bard: O líder e estrategista dos Vingadores do Vale Elsir. Heylian é um bardo experiente e lutou em guerras como contra a Mão Vermelha. Um exímio aventureiro meio-elfo capaz de liquidar os inimigos à distância e ao mesmo tempo ajudar seus aliados. É experiente no combate com lâminas, sendo muito ágil no manejo de espadas. Conhecido por seus talentos em conjurar magias, realizar rituais e operar toda a espécie de itens mágicos. Atualmente está em campanha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário