quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Darkseid - Deus Sombrio


Criado em 1970, por nada mais nada menos que Jack Kirby, um dos maiores desenhistas de quadrinhos da história, Darkseid foi o primeiro personagem e o mais famoso que Kirby criou para DC, após ter saído da Marvel brigado com Stan Lee.





Darkseid é um alienígena que se auto denomina um deus, suas histórias começaram na revista ‘’Quarto Mundo’’ de 1971,que contava a história dos Novos Deuses, grupo de seres imortais e poderosos criados a partir da morte dos Deuses Antigos.
Os Novos Deuses vivem em uma parte isolada do universo, divididas em dois planetas: Gênese, um planeta pacífico e paradisíaco e governado por Izaiah, o Pai Celestial, e Apokopolips, um pesadelo industrial governado pelo tirânico Darkseid.
Historicamente Darkseid nasceu há 24 mil anos terrestres, e recebeu o nome de Uxas, desde jovem ele demonstrou uma grande sede por poder sendo o segundo na linha do trono de Apokolips, assassinou seu irmão Drax e apoderou-se da Força Ômega , uma grande energia escondida no subterrâneo do planeta. Ao tomar a Força, ele se transformou em uma poderosa criatura de pele rochosa, nascia aí Darkseid.
Ainda como príncipe Darkseid se apaixonou por Suli, uma cientista com quem teve um filho Kaliback. Mas Suli foi assassinada pela Rainha Heggra, a própria mãe de Darkseid, que acreditava que o amor poderia corromper seu filho.
Com a morte de sua amada Darkseid extinguiu de si qualquer tipo de emoção, não permitindo que ninguém jamais se aproximasse dele novamente. Foi por causa disso que ele voltou-se para a escuridão, passando a se dedicar somente aos seus planos de conquista, mas em meio de tanta frieza Darkseid ainda teve outro filho com Tigra que recebeu o nome Orion.
As relações entre Darkseid e Nova Gênese ficaram tensas e consequentemente uma guerra foi declarada. Aproveitando essa situação ele se vinga da mãe, envenenando-a, e estabelece um acordo com Nova Gênese - que Orion seu filho fosse criado neste planeta enquanto Scott Free, filho do Pai Celestial, seria criado em Apokolips.
As primeiras incursões de Darkseid na Terra aconteceram quando enviou seus agentes em busca da Equação Antivida, que lhe daria poder para dominar tudo aquilo que desejasse. Essa busca fez com que Darkseid entrasse em guerra com os Novos Deuses e também contra os heróis da Terra, já que ele estava raptando humanos que pudessem guardar no subconscientes a Equação Antivida.
Ele procurava a equação na cabeça das pessoas e inicialmente na cabeça do Sr. Milagre, Scott Free. Nunca ninguém viu ou soube o que era a equação, foi uma brecha que Jack Kirby deixou.
Mais tarde, Jim Starlin fez a minissérie Odisseia Cósmica, na qual ele se propôs a dar um fim no mistério da equação. Ele criou a Equação Antivida como sendo uma entidade superior, um deus de poderes inimagináveis.
Darkseid já confrontou diversas vezes a Liga da Justiça, Superman e os Novos Deuses e entre seus piores atos estão a lavagem cerebral no Superman (Superman 3,volume 2, de 1987), matou parte da população de Amazonas da ilha Paraíso (Wonder Woman 104, volume2 , 1995), e causou a morte de 2.000 Laternas Verdes , que invadiram Apokolips (Green Latern 80 Page Giant 3, de 1998).
Poderosissimo e imortal, tem uma força que equivale a do Superman, gênio cientifico, resistência, poderes mentais e o efeito ômega: raios capazes de desintegrar matérias, teleportar objetos, realizar viagens no tempo e até ressuscitar os mortos.
Depois da saída de Kirby , que voltou para Marvel, Darkseid ficou um pouco sumido e voltou a ter um lugar de destaque em 1982, na ‘’Saga das Trevas Eternas’’, a partir dai, ele se estabeleceu como um dos grandes vilões da DC, participando das sagas ‘’Crise nas Infinitas Terras’’,’’ Lendas’’,’’Odisseia Cósmica’’ e ‘’A Pedra da Eternidade’’.
Em 2008 a DC lançou ‘’ Crise Final’’ escrita por Grant Morrison, a saga mostra os heróis da DC contra um Darksied invencível , os editores da DC garantem que foi a maior batalha já vivida por seus heróis.
Darkseid ainda foi o maior vilão da série de animações ‘’Superamigos’’(1984-1986),Superman, Liga da Justiça e LdJ Sem Limites, fazendo até uma pontinha no game Mortal Kombat vs DC (2009).


4 comentários:

  1. Cara, muito legal o matrial que você postou sobre o Darkseid!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Barroso, ótimo post, adorei o blog, ta numa linha muito séria, continue assi, sucesso.
    Feliz 2011!!!

    ResponderExcluir
  3. Darkseid agora é o principal vilão da última temporada de Smallville.

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrando , caro amigo !

    ResponderExcluir