
Não foi só a Vertigo que chegou ao Brasil em 2009. O Brasil também chegou à Vertigo. Quatro nomes do quadrinho nacional tiveram projetos de peso anunciados pela linha da DC Comics. E estão fazendo bonito.
No caso dos paulistas Fábio Moon e Gabriel Bá, os gêmeos criadores da série 10 Pãezinhos, o projeto já saiu lá fora. Chama-se Daytripper e é uma minissérie em 10 partes sobre o escritor de obituários Brás de Oliva Domingos, personagem de nome bem brasileiro para uma história também passada no Brasil — de forma inovadora para os quadrinhos estadunidenses
Daytripper – 1, saiu em dezembro nos EUA após muita expectativa da crítica. Ao final da primeira edição, porém, há uma virada na história (que, é claro, não vamos contar aqui) que deixou os leitores no mínimo curiosos quanto ao que a minissérie realmente é e o que acontecerá nas próximas nove edições.

Outro brasileiro que também já está dando o que falar é o gaúcho Rafael Albuquerque, que lançou em março a série mensal American Vampire. Neste caso, não é ele que está escrevendo — o que não é problema, considerando que vai estar acompanhado de ninguém menos que Stephen King.
Sim, o mestre da literatura de terror e suspense vai escrever pelo menos parte das cinco edições iniciais da série, situando a mitologia dos vampiros nos EUA dos fins do século 19. A série também vai acompanhar outros vampiros americanos em outros momentos históricos, com roteiro do também romancista Scott Snyder. Albuquerque desenhará tudo.
A chefona da Vertigo nos EUA, Karen Berger, diz no Graphic Content que American Vampire é um dos maiores projetos da linha para 2010, elogiando não só a presença de King nos quadrinhos, mas o desempenho de Snyder e Albuquerque em criar “uma linhagem totalmente nova do mito do vampiro”.
Por fim, o quarto brasileiro que estreou este ano na Vertigo foi o ilustrador paulista João Ruas, que teve difícil tarefa de substituir o renomado James Jean nas capas de Fábulas.
Mas o desafio deve ter sido inspirador: os fãs dedicados da série de Bill Willingham comentam, no fórum do site do autor, que reconhecem o empenho de Ruas em criar imagens marcantes que lembram as belíssimas capas de livros infantis antigos. O trabalho do pintor esteve em destaque também na seleção "The 50 Best Comic Book Cover of 2009, que escolheu as capas do ano. Um belo destaque no mercado americano. (Nota de atualização: as capas que estavam entre as 50 do ano são as de Fables 81, de James Jean e Fables 82, de Mark Buckingham. Obrigado ao leitor Anderson B., que nos alertou para o engano.)
Seria coincidência o Brasil chegar à Vertigo enquanto a Vertigo volta ao Brasil? A gente prefere acreditar em qualidade. Tanto do material que a linha vem publicando lá fora, que leva os brasileiros a clamarem pela publicação aqui; quanto dos nossos próprios quadrinistas, que certamente estão no patamar de excelência dos melhores criadores dos EUA. Publicar na Vertigo é só mais uma prova disto.
______________________________________________________________
Heylian, the bard: O líder e estrategista dos Vingadores do Vale Elsir. Heylian é um bardo experiente e lutou em guerras como contra a Mão Vermelha. Um exímio aventureiro meio-elfo capaz de liquidar os inimigos à distância e ao mesmo tempo ajudar seus aliados. É experiente no combate com lâminas, sendo muito ágil no manejo de espadas. Conhecido por seus talentos em conjurar magias, realizar rituais e operar toda a espécie de itens mágicos. Atualmente está escrevendo no blog SOCIEDADE DOS RPGISTAS MORTOS. Confira!
Como brasileiro eu fico orgulhoso ao ver os brasileiros fazendo história na nona arte.
ResponderExcluirPs: Blog muito maneiro.
Também tenho um blog e coloquei um atalho para o Drop Comics lá: http://radiacaogama.blogspot.com/
Nós também aqui do DROPCOMICS ficamos orgulhosos com os brazucas na nona arte !
ResponderExcluirObrigado pela visita , tbm vou add seu blog por aqui , gostei muito dele .
Abraço
Olá João, q bom q gostou do post, continue acompanhando nosso blog, temos muito prazer em agradar e informar sobre quadrinhos.
ResponderExcluirabraços
Desde que descobri vcs via Twitter tenho passado por aqui todos os dias.
ResponderExcluir