domingo, 26 de agosto de 2012

Especial: Homem-Aranha - A Origem


 Voltando 50 anos na história, nos perguntamos como surgiu um dos maiores ícones das HQs? Como foi todo esse processo de criação? Vamos entender como se deu o nascimento do Homem-Aranha.

O que poucos fãs do aracnídeo sabem que a origem do Homem-Aranha se deu em um processo confuso e até hoje com detalhes obscuros.

O que sabemos como já foi mencionado antes, que a criação do personagem passou por três lendas dos quadrinhos: Stan Lee (que já era editor-chefe e principal roteirista da Marvel), Jack Kirby (desenhista de muitos títulos da Marvel na época) e Steve Ditko (desenhista da revista Amazing Adult Fantasy ). Agora vamos aos fatos seguindo as versões de cada um deles.

Stan Lee tinha um método só seu de fazer histórias em quadrinhos, ele bolava um roteiro básico, poucas linhas do que ele queria na história, passava ao desenhista, que baseado no que ele escreveu no roteiro, fazia toda a estruturação da história que depois voltava pra Lee que adicionava todos os diálogos (dai o porquê de tantas controvérsias quanto à participação de Lee na criação de alguns conceitos de personagens do universo Marvel).
Sua versão da história foi que o Homem-Aranha foi levemente baseado pelo menos no nome no personagem The Spider (O Aranha) protagonista das histórias pulps e que a idéia original foi criada por ele, que comenta que teve que convencer Martin Goodman (dono da Marvel na época) a lançar o herói, já que Goodman não gostava do conceito do personagem ligado a um animal (aranha), segundo Lee, o argumento usado foi que nas HQs já havia exemplos de personagens baseados em animais como o Batman (morcego) e Homem-Formiga que já faziam sucesso.
Então depois da discussão foi decidido que seria publicada uma espécie de históira-piloto na revista Amazing Adult Fantasy ( que estava prestes a ser cancelada) .Quem desenhava Amazing Adult Fantasy era Ditko , mais Kirby foi chamado para desenhar o novo personagem.

Mas Lee não gostou da versão de Kirby, que segundo ele ficou parecida com um novo Capitão América, Lee queria um personagem baseado em um adolescente comum, foi ai que Steve Ditko entrou na história. Essa é a história que Stan se lembra (já que ele mesmo afirmou não se lembrar de nada referente aos detalhes da criação do personagem, como quem criou o símbolo ou uniforme).

Já para Kirby a história é outra, segundo ele o Homem-Aranha é uma reciclagem de um personagem dele: o Silver Spider, criado por ele em 1953 com parceria de Joe Simon (mais como nos anos 50 o conceito de super-herói estava em baixa o projeto foi pra gaveta), ele ainda alega ter criado também o traje do aracnídeo, embora diversos quadrinistas discordem do fato, já que o traje original do Homem-Aranha é algo totalmente diferente do que Kirby costumava desenhar. Ele ainda alegou que devido ao excesso de trabalho, já que na época ele era o responsável pela maioria das séries da Marvel, ele desenhou só algumas paginas da primeira história do Aranha que serviram de base para Ditko depois.

Quem poderia por um ponto final nessa discussão entre Lee e Kirby era Steve Ditko , mais ele sempre foi muito discreto em sua carreira e apenas uma vez falou sobre o assunto em um artigo lançado em 1990.

Nele Ditko confirma que substituiu Kirby na criação do desenho do personagem e que o conceito de Kirby deixou como base era totalmente diferente do que ele afirma, era a história de garoto que ganhava superpoderes graças a uma espécie de anel mágico , com trajes parecidos com o do Capitão América (assim como Lee afirma) e uma arma que lançavas teias(veja o esboço ao lado) . Que na história de Kirby, Peter era vizinho de um cientista doidão que teria criado o tal anel que dava poderes ao personagem.
Ditko teria ignorado toda essa versão, refez a história baseado num roteiro de Stan Lee, e criou o uniforme e o conceito dos lançadores de teia, nascendo ai o Homem-Aranha como nós conhecemos.

Da revista Amazing Fantasy a única coisa que Kirby realmente desenhou foi à capa, a revista que foi cancelada logo após a primeira aparição do escalador de paredes foi suficiente para fazer o herói ganhar sua própria revista a Amazing Spider-Man (nas mãos de Lee e Ditko e continuar sua jornada até os dias de hoje).

 Mas a que conclusão chegamos de tudo isso?
 Analisando os fatos parece que a versão de Ditko é a mais convincente, ele realmente criou todo o visual do personagem e Stan Lee foi o responsável pelo roteiro das primeiras histórias do personagem.
Já Jack Kirby que foi importante na criação de muitos personagens no universo Marvel, parece não ter sido tão influente na criação do cabeça de teia , embora ele tenha afirmado que a idéia da criação do personagem tenha partido dele , baseado no seu antigo personagem Aranha Prateada , o conceito original do Homem-Aranha e bem diferente , ficando assim os créditos nas mãos da dupla Stan Lee & Steve Ditko.



Nosso especial sobre o Homem-Aranha continua ......

Nenhum comentário:

Postar um comentário