quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Morre Jerry Robinson



Grande perda para o mundo dos quadrinhos, faleceu nessa quinta-feira 08/12 o quadrinista norte americano Jerry Robinson.


Jerry é era dos poucos quadrinistas da era de ouro ainda vivo, foram mais de 70 anos dedicados aos quadrinhos.

Jerry Robinson ficou marcado no universo dos quadrinhos pois foi o criador do vilão mais famoso dos quadrinhos : o Coringa !

Nascido em 1922, Robinson começou a carreira nos quadrinhos como assistente de Bob Kane (criador do Batman) aos 17 anos, além de criar o insano Coringa, ele foi co-criador do parceiro mirim do Homem-Morcego, o Robin.

Ao lado de Kane e Finger , foi Robinson que sugeriu o nome de Robin para o pequeno herói , inspirado em Robin Hood. Na década de 40, ele e Dick Sprang foram os principais artistas do Batman.

Depois do trabalho na revista do Batman, Robinson trabalhou fazendo tiras pra jornais, e foi presidente de  uma  grande associação de cartunistas .

Na década escreveu o livro The Comics, um importante livro sobre a história das tiras de jornal. Tornou-se também um grande defensor dos direitos dos artistas de quadrinhos, foi um dos maiores apoiadores de Jerry Siegel e Joe Shuster ( criadores do Superman) a reconquistar os direitos do personagem.

Por fim foi consultor criativo da DC Comics em 2007 .

Jerry se dizia ser um adorador do Brasil, estando aqui no país por várias vezes, ele tinha 89 anos e as causas da sua morta ainda não foram divulgadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário