terça-feira, 7 de dezembro de 2010

''A mais celebrada graphic novel de todos os tempos''



Considera por muitos como “a mais celebrada graphic novel de todos os tempos”:Watchman –escrita por Alan Moore(o gênio) e desenhada por Dave Gibbons,foi publicado originalmente em 12 edições, entre os anos de 1986 e 1987.
Para entender a razão para tamanha comoção, basta dizer que a série venceu várias vezes importantes prêmios como o Eisner Awards, Prêmio Kirby, além de ter ganhado honraria especial no Hugo Awards, única HQ a conseguir tal feito, já que se trata de um prêmio voltado para a literatura.



Watchman também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances da historia, feita pela Revista Time desde 1923.

Mas rasgações de seda à parte, Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país.
A trama de Watchmen é situada nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. O país estaria vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles.
Watchmen retrata os super-heróis como indivíduos verossímeis, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, e procurando evitar os arquétipos de super-poderes tipicamente encontrados nas figuras tradicionais do gênero. Isto, combinado com sua adaptação inovadora de técnicas cinematográficas, o uso frequente de simbolismo, diálogos em camadas e meta ficção, influenciaram tanto o mundo do cinema quanto dos quadrinhos.
Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país.
Watchmen foi adaptada para o cinema em 2009, num grande filme que foi esperado por 20 anos por seus fãs, com direção de Zack Snyder(300,Madrugada dos Mortos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário