Boa noite, camaradas. Depois do resultado da última enquete deste blog que elegeu “Y – O último homem” de Brian K. Vaughan como melhor série, fui intimado a produzir alguns posts discutindo a série que ainda está em andamento no Brasil.
Você já cogitou a idéia de ser o último homem da Terra? Sim? Não, você não quer, principalmente se você for como Yorick Brown, o herói dessa obra-prima, criada pelo conceituado escritor Brian K. Vaughan. Nosso herói não é forte, não joga futebol americano e é formado em letras. Sua grande habilidade é o escapismo ( sabe se soltar de uma camisa de força e coisas do tipo).

A ideia trabalhada nessa Grafic novel é que uma praga de proporções bíblicas atinge nosso mundo e todo mamífero com um cromossomo Y -- seja formado, feto ou esperma -- morreram ao mesmo tempo. Todos menos Yorick e seu macaco de estimação, Ampersand. Junte a história uma agente de uma organização secreta dos EUA (Culper Ring) melhor que James Bond e uma engenheira celular que junta-se a Yorick na tentativa de repovoar o mundo. Calma, não dessa forma tradicional que você está pensando. Na verdade, não é nada do que você está pensando.
Ao longo da história outras mulheres tentam vender Yorick, matar, sequestrar e outras coisas do tipo. As citações são um ponto a parte. Surge um sorriso quando Yorick empresta um esqueiro escrito “Fuck Communism” para 355. Linda homenagem a Preacher. O produto final é realmente impressionante. Não só os argumentos, mas também os desenhos. A artista Pia Guerra faz um ótimo trabalho. Seu traço se encaixa de tal modo a história que qualquer outro artista, destruiria a sensação que se tem ao ler Y – O último homem. Uma das técnicas utilizadas pelo colorista é desenhar fumaça, nuvens e alguns sombreamentos com giz de cera.

A história começa com fragmentos de várias tramas menores além da de Y, digo, Yorik, o último homem. Nesta HQ podemos visualizar a agente secreta, de Estado e uma geneticista, as quais estão, de alguma forma, relacionadas com Yorik. De outro lado, militares de Israel partem para uma missão em solo americano depois de um telefonema. As mulheres do congresso americano tentando se organizar e nomear a nova presidente.
Recheados de citações de cultura pop (de Beatles a Preacher), narrativa e ilustrações se fundem e transformam esta série em uma obra prima dos quadrinhos desta década. Tomara que a Panini consiga levar até o fim este empreendimento, colocando fim à maldição da Vertigo.
Este primeiro volume (que reúne as edições 1 a 5 the Y: THE LAST MAN) é o princípio desta magistral história contada por Brian K. Vaughan (Ex Machina, Os Leões de Bagdá, Fugitivos, Lost, entre outros) e ilustrada por Pia Guerra, série esta que venceu três prêmios Eisner: Melhor Série Regular, Melhor Desenhista e Melhor Roteirista.
_____________________________________________________
Heylian, the bard: O líder e estrategista dos Vingadores do Vale Elsir. Heylian é um bardo experiente e lutou em guerras como contra a Mão Vermelha. Um exímio aventureiro meio-elfo capaz de liquidar os inimigos à distância e ao mesmo tempo ajudar seus aliados. É experiente no combate com lâminas, sendo muito ágil no manejo de espadas. Conhecido por seus talentos em conjurar magias, realizar rituais e operar toda a espécie de itens mágicos. Atualmente está escrevendo no blog SOCIEDADE DOS RPGISTAS MORTOS. Confira!
Y é uma série que comecei a acompanhar com os encadernados da Panini e confesso que comprei depois de perguntar para vários usuários lá do Forum da Panini se valia a pena.
ResponderExcluirComprei com o pé atrás, mas fiquei encantado com a história tanto que tenho todos os encadernados e estou no aguardo do proximo.
a série é muito interessante, e sempre no final fica uma deixa sempre interessante para a proxima história.
Enfim, é muito dificil não gostar das aventuras de Yorick.
Obrigado João por acompanhar nosso blog, tb sou um fã incondicional de Y, sou fissurado na série, ja comprei todos em português tb. Alias gosto do trabalho do Brian K.Vaughan.
ResponderExcluirVc ja leu Ex machina???
tem algumas resenhas no blog, procura ai, ok.
Vlw