Quem foi o primeiro herói mascarado dos quadrinhos? Muita gente acha que é O Fantasma (Lee Falk). Mas não! O primeiro mascarado oficial dos quadrinhos é The Clock!
The Clock fez sua estreia nos quadrinhos em novembro de 1936. Isso é antes do Fantasma que naquela época só saia em tirinhas de jornais.

Criado por George G. Brenner, The Clock, é um justiceiro elegante que usava uma grande máscara como disfarce, além de duas potentes armas que empunha com precisão. Na trama, Brian O`Brien era um milionário promotor que resolveu combater o crime com um visual soturno para os bandidos saberem que a hora deles havia chegado. Sua marca registrada era um cartão de visitas com o desenho de um relógio e a frase The Clock strikes! Na década de 40, o herói ganhou um fiel ajudante, Pug Brandy que, por vezes, também se disfarçava de justiceiro. A dupla era excelente e dizem até que The Clock serviu de inspiração para outros personagens como Spirit, o Santo, o Detetive Fantasma e o Meia-Noite.
No Brasil The Clock foi batizado como O Gongo e suas histórias saíram no Suplemento Juvenil, que também editou um álbum especial do herói.
A última editora por onde The Clock passou foi a Quality Comics e o personagem deixou de ser publicado em 1944. Em 1956, Quality saiu do ramo das HQs e vendeu seus personagens para a DC. Mas nunca foi utilizado pela editora. Dizem por ai que ele foi assassinado em 1944 ou teria se aposentado da vida de combatente do crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário