quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EU LI TALCO DE VIDRO


Por João Roberto da Costa

Fala Galera! O objetivo do presente texto é tecer algumas considerações a respeito de Talco de Vidro, uma graphic Novel escrita e desenhada por Marcello Quintanilha que foi publicada pela editora Veneta.

Quando comecei a ler Talco de Vidro tive a sensação de estar assistindo um daqueles filmes nacionais antigos, o tom da narrativa, a forma com que a história começa a ser contada me remeteu a esse tipo de película, confesso que fiquei com uma pulga atrás da orelha por causa disso.

Rapidamente a minha desconfiança passou, pois o autor sabe contar uma boa história, quanto mais eu lia, mais eu queria ler, a cada página mais preso a de Talco de Vidro eu ficava.

Quintanilha conta a história de Rosângela uma dentista que mora em Niterói – RJ, casada com um médico e o casal têm dois filhos, um menino e uma menina. A protagonista é uma mulher respeitada e muito bem sucedida.

A partir desse pano de fundo me deparei com uma história tomada por reações e emoções humanas, Rosângela é uma mulher aparentemente feliz, mas no decorrer da história eu descobri uma pessoa vazia e que não sabe ao certo a razão de sua existência.

Em vários momentos ela tenta justificar o seu jeito de ser dizendo que o mundo é dividido em classes sociais, que ela não tem culpa de ser rica e que ela faz um ou outro favor para seus parentes e de certa forma é uma contribuição que ela dá para os menos desfavorecidos.

Mas, essa mulher aparentemente arrogante é movida por uma insatisfação muito grande com sua vida e pior ela sente uma inveja medonha de uma prima, talvez por essa prima ser pobre e feliz e ela não entende como isso é possível.

No decorrer da narrativa muitas situações novas surgem na vida de Rosângela, até por um período de depressão ela passa, ela tenta começar uma vida nova, muda o cabelo, quer viver um momento novo, mas para isso dar certo é preciso de despir do seu antigo eu e digamos que ela não consegue fazer isso.

Como eu disse no começo, Talco de Vidro é uma história de sensações e emoções humanas, profundamente humanas, onde o leitor se depara com a mania das pessoas não assumirem seus defeitos, antes procuram uma auto justificação.

É uma narrativa que fala de inveja, de pequenas maldades, de procura de felicidade em fontes que necessariamente não produzirão felicidade e que se deixarmos isso tomar conta do coração acaba nos matando.

Rosângela é a típica pessoa que tem tudo na vida, ela só não tem a vida que quer.

Talco de Vidro é uma Graphic Novel excelente e que vale muito a pena conferir, pois roteiro e arte têm muita qualidade e que produz uma boa reflexão ao leitor que descobre que ser é mais importante do que ter.

A editora Veneta fez um belo trabalho gráfico, usou um papel de boa qualidade e uma encadernação em capa dura impecável.

Nota 9,0


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário