quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo em quadrinhos

Bom dia caros amigos leitores de histórias em quadrinhos e amantes da Nona arte, venho desejar-lhes, com este meu primeiro post do ano, um Feliz 2012 repleto de sucesso, paz, amor e muitas HQs p vocês se divertirem. Comemorando também o aniversário desta que é sm dúvidas a cidade mais importante de nosso país, "parabéns São Paulo". Navegando pelos recantos da Internet localizei esta deliciosa matéria no portal G1.com e repasso aki para vcs queridos leitores. Boa leitura.

Imagem de 'Daytripper', de Fábio Moon e Gabriel Bá, que mostra a vista do Edifício Martinelli, no centro de São Paulo (Foto: Flavio Moraes/G1)

O Centro de São Paulo, que às vésperas do 458º aniversário da cidade se vê às voltas com o combate ao uso do crack, é por outro lado um cenário fértil para a imaginação de quadrinistas. Nas páginas das HQs, a região central é reinventada e visitada por diferentes personagens criados por autores que nasceram ou adotaram a cidade como sua.

É o caso de “Daytripper” (Panini), dos gêmeos paulistanos Fábio Moon e Gabriel Bá. A obra vencedora do Eisner (prêmio mais importante deste mercado) traz a capital paulista tanto como cenário quanto como protagonista. “São Paulo é personagem de qualquer história, já que tudo pode acontecer nela. Estamos expostos aqui a todo tipo de situação: tem o verde, os arranha-céus, tem os aeroportos... Esse caos visual cria uma textura, um sabor para a história que faz parecer natural que o personagem interaje com ela”, acredita Moon, de 35 anos.

Os irmãos escolheram lugares do Centro, como o Teatro Municipal e o Edifício Martinelli, para ambientar as diferentes fases da vida do personagem principal de sua obra, o escritor de obituários Brás de Oliva Domingos. “Por ser uma cidade que não cresceu planejadamente, São Paulo muda muito de cara dependendo de onde você estiver. O Centro tem uma história em que o novo e o antigo interagem bem, você conhece a história e enxerga toda a cidade ao mesmo tempo. Existe uma beleza ali que as pessoas esquecem”, justifica.

A Estação da Luz pelos traços de Guilherme Fonseca e Reonoir Santos (Fotos: Flavio Moraes/G1)

Mesma opinião tem Daniel Esteves, de 29 anos, autor da obra “Nanquim descartável” (HQ em Foco), que traz cenas da Praça Roosevelt e de ruas do Paraíso em sua história. “A região entre a Paulista e o Centro é a que tem os bares que eu gosto em São Paulo. Na Praça Roosevelt há bares e teatros, ela quebra um pouco com a ideia que as pessoas têm do Centro como sendo de um lugar sujo, malvado”, afirma.

Segundo Danilo Fonseca, autor de “Fiapo e La Peña”, obra também ambientada no Centro, São Paulo é como uma Gotham City – cidade fictícia que é palco das histórias do Batman. “Todo quadrinista precisa de uma Gotham City. São Paulo é a minha.”

Para ele, o grande atrativo do município é a sua multiplicidade. “São Paulo é multiétnica e multicultural. Aqui pode haver todo tipo de personagens, e todos serão universais.” Questionado sobre o lado ruim da capital, Fonseca citou duas coisas que odeia nela. “A poluição e os prefeitos que não cuidam da cidade.”

Apesar de retratar em “Fiapo e La Peña” o Centro como um lugar perigoso, com o crime rolando solto, o autor afirma que todo turista deveria visitar a região. “São Paulo se tornou a cidade mais importante na minha vida. Ela representa passado, presente e futuro.”

O perfil do paulistano “underground” que circula nessa região, aliás, é bastante retratado nos quadrinhos – caso de “Peixe peludo” (Conrad), de Rafael Moralez e Rodrigo Bueno. Esse tipo de personagem acaba contrastando com o perfil da elite conservadora, “a pior parte da cidade”, na opinião de Esteves.

Ele explica que não se trata de uma relação tão obvia de usar a cidade como cenário, mas sim de usar o seu próprio cotidiano e as situações que vive como inspiração. Um dos personagens no “Nanquim descartável” é uma estudante da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, mesma universidade que Esteves frequentou e onde se formou em história.

Já o quadrinista Rogério Vilela, de 41 anos, vê São Paulo como uma possibilidade de ampliar os temas dos quadrinhos no Brasil. “Tem gente que ainda entende que o quadrinho brasileiro tem que retratar coisas tradicionais como folclore, saci, lendas etc.”, afirma. Seu trabalho atual, “Joquempô” (Devir), distancia-se completamente desse paradigma e busca retratar a vida em São Paulo, de pessoas sozinhas que procuram seu lugar no mundo.

A primeira de sete edições já foi publicada e traz como protagonista Marcel, um alterego de Vilela que também é quadrinista e que tenta ligar os pontos da realidade após acordar de um coma de três anos. A história se passa em 2014 e o Centro é um dos cenários. A cidade é governada por uma “parceria” entre a Prefeitura e uma facção criminosa e todos os pobres foram jogados no centro da cidade, depois separado do restante por meio de um muro.

Estação de metrô Trianon-Masp foi retratada na HQ 'Joquempô', de Rogério Vilela (Fotos: Flavio Moraes/G1)

Estações do metrô e até o Shopping Center 3, da Avenida Paulista, acabam virando cenários da trama. Outros bairros estão modificados: o Marginal Pinheiro ganhou um monumento em homenagem a um político.

A paixão por retratar a cidade não significa que Vilela morra de amores pela capital. Ele, como vários outros moradores, diz odiar o trânsito, e que esse problema levou-o a cogitar deixa a cidade há dois anos. Só não se mudou porque encontrou uma casa dentro de um condomínio no Morumbi, na Zona Sul, que o fez mudar de ideia. “Fica num lugar com espaço e verde. Parece interior. Por isso fiquei.”

Mesma decisão não teve Caeato, da autobiografia “Memória de elefante” (Quadrinhos na Cia.), que se mudou para Bragança Paulista, no interior, após casar e ter o primeiro filho. “Como faço um trabalho biográfico, qualquer cenário é um bom lugar. Mudei para fugir da poluição e ter tranquilidade”, justiça o autor de 33 anos.

____________________________________________________________________________

RETIRADO DO PORTAL G1.COM

Link oficial abaixo:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/01/compare-sao-paulo-da-vida-real-com-aquela-que-so-existe-nos-quadrinhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário