sexta-feira, 6 de maio de 2011

11/9 nos quadrinhos - Parte 2

O 11 de Setembro na DC Comics e Wildstorm 


 Por outro lado, na DC Comics, onde a história corre de maneira diferente à nossa, o 11 de setembro entrou disfarçado. Frank Miller atrasou o terceiro e último número de DK2, sua continuação confusa de O Cavaleiro das Trevas. Então, ele resolveu colocar cenas alusivas ao ataque às torres, incluindo uma página dupla que mostra Superman e sua filha Lana voando sobre as ruínas do Planeta Diário. Lois Lane, Perry White e Jimmy Olsen teriam morrido ali, desintegrados durante um ataque das forças combinadas de Brainiac e Lex Luthor. Veio de Miller, também, uma das críticas mais bem-humoradas a uma tendência dos quadrinhos pouco depois do 11 de setembro. Em entrevista ao Newsarama, respondendo a uma pergunta sobre o que o deixava furioso nos quadrinhos atuais, o o quadrinista respondeu: “Gibis de bombeiros chorões. Poxa, todos ficamos muito emotivos depois do 11/9, e muitos de nós fizemos trabalhos bem emotivos. Mas ao menos sabíamos quando parar. Agora, a Marvel parece ter feito uma pequena indústria disso. Mórbido. Vergonhoso”. Miller planejava também uma graphic novel em que colocaria Batman contra a Al-Quaeda, mas essa história nunca foi lançada - e mais tarde Miller declarou que ela foi alterada, excluindo o Cavaleiro das Trevas. 

O 11 de setembro também é o mote de Ex Machina, uma das séries mais bem-sucedidas do selo Wildstorm, da DC. Nela, Mitchell Hundred, portador de superpoderes misteriosos que lhe dão controle sobre equipamentos eletrônicos, torna-se prefeito de Nova York depois de impedir a colisão do segundo avião contra a torre dois do World Trade Center. 

Os anos passaram e, em 2009, logo após a posse de Barack Obama, já era possível fazer piada com o terrorista desaparecido. A edição 145 de Savage Dragon, da Image Comics, por exemplo, mostra o quadragésimo quarto e atual presidente dos EUA socando o rosto barbudo de Osama, uma homenagem à capa de Captain America Comics 1, que mostra o velho Capitão socando Hitler. 




Não deve tardar para que mais citações à caçada ao maior terrorista da história recente retornem às páginas dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário