quarta-feira, 4 de maio de 2011

11/9 nos quadrinhos - Parte 1


O 11 de Setembro de 2001 é uma data que ficará pra sempre na história mundial. A queda das torres gêmeas foi o maior atentado terrorista da história, e o homem que planejou tudo isso: Osama Bin Laden se tornou o terrorista mais procurado do mundo. Quase 10 anos do ocorrido, Bin Laden é capturado e morto. Mas o que tudo isso tem haver com quadrinhos? 


Muita coisa, afinal, Osama representava uma ameaça absolutamente mortífera ao "modo de vida americano", que é o país que inventou e os maiores produtores de quadrinhos do planeta. Então essa história toda foi parar até nas páginas das revistas em quadrinhos.

Relembre aqui no Dropcomics então alguns quadrinhos que fizeram referências a esse fato histórico.  Vamos lá! Começando pela Marvel Comics!

Na Marvel Comics, cujos personagens vivem em mundo mais próximo ao real, o impacto aconteceu imediatamente após o fatídico 11 de setembro de 2001. Dias depois do ataque às Torres Gêmeas, a editora convocou o roteirista J. Michael Straczynski e o desenhista John Romita Jr. para fazer uma edição especial de Amazing Spider-Man sobre a queda das torres que eram o símbolo da cidade em que vivem o Homem-Aranha e a maior parte dos heróis Marvel. Num momento piegas dessa HQ, até o maligno Doutor Destino - um dos piores vilões desse universo de personagens - aparece derramando uma lágrima.

Osama, porém, não apareceu nessa edição. Como não se fala em corda na casa de enforcado, referências diretas ao lider da Al-Qaeda só apareceram nos quadrinhos mainstream pela primeira vez em 2002, em uma história do Capitão América por John Ney Rieber. Era a quarta série do Sentinela da Liberdade, uma que trouxe elementos supostamente mais realistas às aventuras do herói. Em um mundo completamente diferente da Segunda Guerra que conheceu, com inimigos empreendendo ataques mortíferos, Steve Rogers decide revelar sua identidade ao mundo.




A caçada por Osama Bin Laden foi mencionada inclusive na edição do jornal Globo Diário que revela a identidade secreta do Demolidor (Daredevil 32, de 2002). Porém, na maior parte do tempo, a Marvel preferiu não brincar com o assunto. Em homenagem aos “verdadeiros heróis” do 11 de setembro - os bombeiros e policiais que arriscaram a vida para salvar aqueles que podiam -, a editora publicou a série Call of Duty. No Brasil, ela saiu pela Panini Comics com o título Emergência - A Serviço da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário