quinta-feira, 10 de março de 2011

HQs por 1,99 !


O problema central das HQs de Marvel e DC, hoje, são a dificuldade para encantar novos leitores. Com cronologias densas e arcos longos, fica difícil para o este novo leitor encontrar o ponto certo para começar a ler uma revista mensal. Normalmente ou a pessoa desiste depois de não entender nada de uma primeira edição ou ele vai insistindo, até conseguir compreender o que está lendo. 


Justamente para ajudar nisso, a Panini anuncia o lançamento de duas novas revistas bimestrais: Marvel + Aventura e DC + Aventura, que terão 28 páginas e o ótimo preço de R$ 1,99.

Como a própria Panini afirma, estas novas revistas terão grandes histórias do passado, que serão fechadas. A ideia é que o leitor compre por ser barata, entenda tudo e se encante para começar a comprar o gibi mensal. Simples, não? Nem tanto.

Para conseguir isso, é necessária uma boa seleção de HQs. E a primeira edição de DC + Aventura vai justamente ao sentido oposto. A revista contará com duas histórias, publicadas originalmente em Detective Comics #27 e #168, com, respectivamente, a primeira aventura do Batman (e sua origem) e a primeira aparição do Capuz Vermelho, em um retcon que informa aos leitores que esta era a identidade anterior do vilão que hoje atende pelo nome de Coringa.

Além de serem HQs de outra época, com um estilo que não é muito atrativo para os leitores mais novos, elas estão totalmente fora da cronologia. A origem do Batman em voga na DC é a de Ano Um, com alguns retcons. Já a transformação do Capuz Vermelho em Coringa que conta atualmente é a de A Piada Mortal, do grande Alan Moore. Ou seja, por R$ 1,99 você terá duas histórias desatualizadas e antiquadas.

Já Marvel + Aventura irá estrear com a HQ originalmente publicada em Uncanny X-Men #205, com o primeiro embate entre Wolverine e Lady Letal. De Chris Claremont e Barry Windsor-Smith, a HQ é muito boa, mas não é uma leitura imprescindível para se entender o Universo Marvel atual, muito pelo contrário. De qualquer forma, ainda é uma história mais moderna e que pode trazer novos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário