quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mulher-Maravilha


Ela foi à primeira heroína a ser criada pela DC Comics, em 1941, estreou em All Star Comics #8 (Dez. 1941) criada por William Moulton Marston. É uma das personagens que teve grande repercussão, por ser a primeira grande heroína dos quadrinhos.


Diana Prince é uma enfermeira que ajuda os bravos combatentes norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Mal sabem eles que Diana é na verdade, a princesa de Themyscira ( Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas, Hipólita.
Nascida do barro e ganhando vida após a suplica da rainha Hipólita para as deusas, nossa heroína cresceu e viveu muito tempo na Ilha Paraíso, um lugar habitado somente por mulheres. Educada pela própria rainha, Diana logo aprendeu diversas línguas, história, geografia, técnicas de combate e desenvolveu diversas habilidades diplomáticas. Após algum tempo, Diana foi escolhida para se tornar a embaixadora de seu povo para o mundo. Ingressando no exército dos Estados Unidos, ela não só utilizou seus conhecimentos para salvar a vida dos soldados, mas muitas vezes ela lutava contra os inimigos com a identidade de Mulher-Maravilha.
A Mulher Maravilha ganhou presentes dos deuses olímpicos que utiliza em todos os seus combates. Esses objetos são: o Laço da Verdade, que obriga todos que foram laçados por ele a dizerem a verdade, fora que ele é indestrutível; as pulseiras que refletem tiros e ataques mágicos e uma tiara que serve como bumerangue.
class="MsoNormal">Tornou-se integrante da Liga da Justiça, chegando atém a assumir o posto de líder na fase da morte do Superman.
Atribui-se à esposa de Marston, Elizabeth Holloway Marston, a idéia de se criar uma super-heroína:William Moulton Marston, um psicólogo já famoso por inventar o polígrafo (precursor mecânico do laço mágico), teve a idéia para um tipo novo do super-herói, um que triunfaria não com punhos ou poderes, mas com amor. "Bom", disse Elizabeth. “Mas faça-lhe uma mulher”.
Na versão brasileira, já foi erroneamente traduzida como Miss América na época da Editora Ebal. Isto é digno de nota, pois a DC Comics já possuía uma heroína chamada Miss America, e também a Marvel. Em Portugal, a Mulher-Maravilha é traduzida como Supermulher, o que também é errôneo. Supermulher é o nome de duas personagens já existentes da DC Comics, sendo uma vilã do Sindicato do Crime, e outra uma heroína que apareceu em duas aventuras de Superman, e deixou de existir após Crise nas Infinitas Terras.
Os poderes da Mulher-Maravilha são enormes: tem a força de Herácles, a sabedoria de Atena, a beleza de Afrodite e a velocidade de Hermes.
Na versão original a Mulher-Maravilha possuia um avião invisível feito do metal fictício Amazonium. Seu uso foi destacado no seriado da TV dos anos 1970 e nos desenhos dos Super Amigos, fez com que ele fosse reutilizado algumas vezes nesse período. Com a versão da Mulher-Maravilha de George Perez, foi estabelecido que ela pode voar com seus próprios poderes; o avião foi descartado. Recentemente, o avião foi reintegrado a cronologia, sendo um dote da raça dos aliens lansiranianos.
Basicamente, a Mulher-Maravilha é uma mulher caucasiana de cabelos pretos (os quais já foram curtos, longos, encaracolados e lisos), usando uma tiara dourada com uma estrela, seios fartos, um traje que combina bustiê vermelho com uma águia dourada como símbolo (sendo substituída por um duplo "W" nos anos 1980 até então), short azul com estrelas brancas e botas de cano longo vermelhas. Depois da guerra civil em que sua mãe foi deposta do trono das Amazonas, a Mulher-Maravilha deixou de usar a tiara.
Diana teve alguns casos amorosos e seu parceiro oficial é Steve Trevor, piloto da força aérea americana, mas apesar disso a Mulher Maravilha já teve alguns flertes com o Batman.
Entre seus principais inimigos estão Giganta, Ares, Ades, Hércules, Baronesa Paula Von Gunther e Cheetah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário