sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Frank Miller



Ontem dia 27 de Janeiro, foi aniversário de um dos maiores quadrinistas da história das HQs, o mestre Frank Miller! E como não poderia deixar de ser, essa data não vai passar em branco no Dropcomis , segue a biografia desse premiadíssimo autor/desenhista.



Frank nasceu em Olmie, Maryland (EUA), em 1957, e começou a desenhar ainda muito jovem, colaborando para vários fanzines. Seus primeiros trabalhos foram publicados (mas não creditados) na revista Twilight Zone, da extinta editora Gold Key.

Depois, começou a trabalhar como colaborador para várias editoras, como a DC e a Marvel. Nesta última, ele desenhou os números 27 e 28 da revista Peter Parker, o que chamou a atenção dos editores e fez com que fosse contratado como desenhista da revista Daredevil ( Demolidor ) a partir do número 158, em 1979. Dez edições depois, Miller começou também a escrever o título, criando personagens inesquecíveis como a ninja Elektra. Em 1982, desenhou a mini-série Wolverine , escrita por Chris Claremont .

Em 1983 ele passou a trabalhar com a DC, onde escreveu e desenhou a mini-série Ronin. Ele voltou para a Marvel em 1986, quando escreveu a graphic novel Demolidor: Amor e Guerra e a mini-série Elektra Assassina (belamente pintadas por Bill Sienkiewicz), e aquela que é considerada a melhor história do Demolidor, “A Queda de Murdock”, desenhada pelo talentoso David Mazzucchelli.

Ainda neste mesmo ano, a DC lançou Batman - O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por ele, uma das séries mais premiadas e cultuadas de todos os tempos. Em 1987, ele escreveu outro marco na carreira do Homem-Morcego na história Batman: Ano Um (desenhada por Mazzucchelli), que reconta de maneira espetacular a origem do personagem de acordo com o que havia sido mostrado em O Cavaleiro das Trevas.

Em 1990 ele escreveu para a Dark Horse Comics as séries Hard Boiled, ilustrada por Geoff Darrow, e Liberdade, com arte de Dave Gibbons. No ano seguinte, Miller escreveu e desenhou aquela que é considerada sua obra-prima: Sin City – A Cidade do Pecado (inicialmente em capítulos na revista Dark Horse Presents), que daria origem à toda uma série de histórias espetaculares. Em 1993, ele escreveu a mini-série Demolidor: O Homem Sem Medo, desenhada por John Romita Jr .

Em 1995, ele escreveu o divertido Big Guy and Rusty the Boy Robot (numa nova parceria com Darrow). Três anos depois, Miller nos presenteou com a espetacular mini-série 300 de Esparta , escrita e desenhada por ele. Em 2001, ele escreveu e desenhou para a DC a tão aguardada mini-série Batman: O Cavaleiro das Trevas 2 . “Em 2005 ele dirigiu ao lado de Robert Rodriguez o filme Sin City: A Cidade do Pecado, considerado uma das melhores e mais fiéis adaptações de uma história em quadrinhos para o cinema.”

É possível dividir a carreira de Miller em duas fases. Na primeira ele reinventava /roteirizava e desenhava super-heróis conhecidos. Na segunda, partiu para a criação de personagens e universos próprios.

De longe a mais popular criação sua da primeira fase é Batman, o Cavaleiro das Trevas obra que inspirou o mega sucesso do cinema (a terceira maior bilheteria nos EUA de todos os tempos).

Muitos críticos e especialistas porem consideram que seu melhor roteiro nesta fase é Daredevil Born Again (Demolidor a Queda de Murdock), que é também unanimemente considerada a melhor história do Demolidor jamais criada. Sua crueza era tão revolucionaria que em sua primeira edição no Brasil foi censurada (um tubo de pasta de dente foi redesenhado aqui, no lugar de uma seringa de heroína).

Na fase dois, o maior destaque vai para a arte de Miller. Seus desenhos e composição de paginas eram tão avançados que foram levados ao cinema quadro a quadro, permitindo a criação de obras tão originais quanto o filme Sin City.

Um verdadeiro mestre na arte de luz e sombra, Miller narra a vida na suja e apaixonante Basin City, ou Sin City (como as pessoas preferem dizer!), uma cidade cujas ruas são pavimentadas com corrupção e ódio, onde os becos acobertam crimes que ninguém quer tomar conhecimento e os olhares de cada pessoa bastam para revelar pecados secretos.

Sin City conta com vários livros, sempre seguindo a temática dos policiais noir, cada um deles trazendo novos personagens além de se aprofundar mais ainda nos que já existem.

Miller já recebeu vários prêmios dos quadrinhos e segue hoje como uma referência para desenhistas e roteiristas.

Parabéns Frank Miller, os fãs aguardam seu retorno ao mundo dos quadrinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário