sábado, 22 de janeiro de 2011

Batman Especial Parte 2 - Era de Ouro


A origem do Batman na Era de Ouro foi na Detective Comics #33, sendo que em apenas Batman #47 de 1948, onde foi mostrada com mais detalhes.


Nessas histórias Bruce nasceu no final da década de 1910, filho do Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha. Bruce tinha uma infância feliz junto a seus pais até os oito anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um meliante qualquer, quando voltavam para casa depois de irem ao cinema. Após o acontecido, Bruce foi criado na própria Mansão Wayne por seu tio, Philip Wayne.

Bruce Wayne jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, foi ao limite de todo sua capacidade para adquirir conhecimentos que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, criminologia, artes marciais e ginástica, habilidades com disfarces, fugas e ventriloquia. Ele sabia, no entanto, que apenas essas habilidades não seriam o bastante.


Pensando nos criminosos como seres supersticiosos e covardes, Bruce Wayne pensou que seu disfarce deveria assustá-los, meter-lhes muito medo. Enquanto pensava sobre isso, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman. Inicialmente, o Batman não foi bem aceito pela polícia, mas o Cruzado de Capa conseguiu a simpatia dos homens da lei no começo da década de 1940.

Em 1940 Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após o assassinato brutal de seus pais, os Graysons Voadores, durante sua apresentação no circo em Gotham por Anthony Zucco, que havia extorquindo a família a algum tempo e posteriormente sabotou os trapézios dos pais de Dick. Assumindo a identidade de Robin, Dick tornou-se o parceiro de Batman. Também foi em 1940 que o Batman fundadou a Sociedade da Justiça da América junto a outros super-heróis.

Além do Robin, o Cavaleiro das Trevas possuia mais um grande aliado: seu mordomo. Alfred Beagle era o mordomo de Bruce Wayne nesta versão, sendo que apesar de Beagle ser gordo, careca e meio atrapalhado, ele possuía tinha dons de detetive. Sendo contratado pela dupla dinâmica, Alfred usou seus talentos de detetive para descobrir a identidade secreta de seus amos. Alfred Beagle não ajudou a criar Bruce Wayne, pois na Terra 2 o mordomo só conheceu Batman adulto, depois que Robin foi adotado.
Com a introdução do Multiverso da DC Comics foi descoberto que o Batman da Era de Ouro vivia na Terra 2, um mundo paralelo onde viviam todos os heróis da Era de Ouro que participaram da Segunda Guerra Mundial. Nesta Terra, os heróis podiam envelhecer, casar, ter filhos, mudar de carreira, se aposentar ou até morrer. Em meio a este clima de mudanças no universo das rotinas dos super-heróis foi mostrado que na década de 1950 Bruce Wayne fez uma parcerina com Selina Kyle, a Mulher Gato, que após abdicar de sua carreira de crimes e chegou inclusive a fazer uma parceria com o Batman.

A primeira filha do casal nasceu em 1957, e chamava-se Helena Wayne. As atividades do Batman se reduziram, aparecendo apenas para resolver casos especiais. Após a aposentadoria do Comissário Gordon, Bruce Wayne tomou seu posto como comissário de polícia em Gotham City.Imagem Ilustrativa
No final dos anos 70, a vida de Bruce Wayne ficou tumultuada, enquanto ele lidava com a morte de sua esposa Selina. Após a morte de Selina, Bruce decidiu aposentar o Batman permanentemente, mas teve que voltar à ativa quando o criminoso Bill Jensen ganhou poderes místicos de um feiticeiro chamado Frederic Vaux. Bill Jensen foi um criminoso que Batman enviou a cadeia em sua identidade de comissário Bruce Wayne.

Após Jensen derrotar toda a Sociedade da Justiça, o vilão e Batman lutaram: quando a máscara de Batman rasgou, revelando a identidade de Bruce Wayne, fazendo Jensen enlouquecer. A raiva fez Jensen perder o controle de seus poderes e causou uma explosão que matou a si mesmo e ao Batman. Bruce Wayne foi enterrado ao lado de sua esposa Selina. Depois que Vaux foi derrotado, o feiticeiro Senhor Destino usou seus poderes para apagar de todos (exceto, seus familiares e amigos íntimos) a lembrança de que Bruce Wayne era o Batman, fazendo com que todos acreditassem que os dois faleceram quase ao mesmo tempo.
Após a “Crise nas Infinitas Terras”, essa versão do Batman, assim como toda a memória de sua existência, foi apagada. Sua filha, a Caçadora, tendo sobrevivido a reconstrução do universo por ter estado na Aurora do Tempo, ficou horrorizada quando viu que o local onde ele estava enterrado não mais existia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário