terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Batman - Especial Parte 1


O universo das histórias em quadrinhos ficou mais sombrio e misterioso em maio de 1939, quando foi publicada a revista Detective Comics 27. Nesta edição, o mundo foi apresentado à figura de Batman, que logo se tornaria paradigma de um gênero, ícone cultural e sucesso absoluto em diversas mídias. O vigilante foi criado por Bob Kane e Bill Finger, este não creditado, quando a National Publications buscava um novo personagem para capitalizar em cima do fenômeno super-herói, iniciado com o surgimento do Super-Homem em 1938.

Batman iniciou sua jornada na história The Case of The Chemical Syndicate, que definiu suas características básicas. O homem vestido de morcego era o milionário Bruce Wayne, que após testemunhar a morte dos pais, quando criança, treinou até alcançar a perfeição física e mental. Em suas primeiras histórias, Batman era um vigilante que usava armas de fogo e não tinha piedade dos criminosos. Bob Kane inspirou-se nos filmes A Marca de Zorro e The Bat Whispers, além de personagens da literatura pulp como o Sombra e The Spider. Mas a popularidade de Batman logo superou a de seus precursores.
Filho do Dr. Thomas Wayne e Martha Wayne, o jovem, Bruce teve uma infância feliz, devido ao fato que seu pai era o proprietário das Indústrias Wayne, uma fábrica que vendia e desenvolvia armamentos pra o Governo.
Quando Bruce tinha 8 anos, ocorreu o evento mais traúmatico de sua vida e que viria mudar o seu rumo: após a família Wayne acabar de sair do cinema, Bruce testemunhou o frio assassinato de seus pais por Joe Chill.
Bruce, jurando vingança, decidiu treinar seu corpo e sua mente estudou criminologia, química, tornou-se mestre em artes marciais, tudo isso para combater o crime. Mesmo assim, sabia que iria precisar de algo mais, precisava de uma outra identidade pra alcançar seus objetivos.
Pensando em todos os criminosos como seres covardes, Bruce pensava em usar um traje que causasse medo e pânico em seus inimigos. Foi enquanto pensava nisso que um grande morcego estoura uma vidraça, inspirando-o a tornar-se o Batman. Exercendo suas atividades como Batman durante a noite de Gotham City, o Batman foi perseguido durante certo tempo pela polícia, mas que logo começou a aceitá-lo, como um parceiro na luta contra o crime.

O Batman é odiado por todos os gângsteres de Gotham City, já que enviou muitos chefões do crime organizado para a cadeia. Seus principais inimigos são o Coringa, o Pingüim, a Hera Venenosa, Ra’s Al Ghul, o Charada, Mulher Gato, Bane entre muitos outros.
Foram introduzidos elementos que se tornaram parte integrante da cultura pop, como Alfred, o Comissário Gordon, o Batmóvel, o cinto de utilidades, o parceiro-mirim Robin e a galeria de vilões mais assustadora dos quadrinhos.
Robin foi introduzido em abril de 1940, na revista Detective Comics 38. Dick Grayson era um jovem trapezista que também assistiu à morte dos pais. O personagem funcionou como interlocutor de Batman, elo de identificação com os leitores, e foi também uma forma de suavizar as histórias do herói. Com a presença de Robin, o vingador noturno assumiu a posição de figura paterna. O sucesso do morcego logo motivou o lançamento do título próprio Batman, em 1940. Foram apresentados dois dos mais célebres vilões da história. O Coringa foi idealizado como o Palhaço do Crime, caracterizado por sua pele branca e sorriso permanente nos lábios. Com o tempo, ele se tornaria cada vez mais psicótico. A Mulher-Gato, criada por Bill Finger e Bob Kane, alter ego de Selina Kyle, era uma ladra que assumiria o papel tanto de vilã quanto de interesse romântico do Homem Morcego. A partir deste ponto, foi determinado pela editora que Batman não mais usaria armas de fogo, adaptando suas histórias para um público mais jovem.

Batman não tardou a se encontrar com o outro ícone supremo dos quadrinhos. Em Superman 76, de junho de 1952, o Homem de Aço e o Homem Morcego trabalharam juntos e iniciaram uma longa amizade. Os dois foram membros fundadores da Liga da Justiça da América, equipe com todos os grandes heróis da DC Comics, e ainda estrelaram juntos o título World´s Finest (Os Melhores do Mundo).
O Batman teve várias versões ao longo das Eras de Ouro, e Prata( Mais isso eu vou tratar em outro post).
Batman é um humano normal que não possui quaisquer habilidades sobre-humanas, mas tem uma imensidão de perícias: é um atleta incomparável, habilidoso em todas as formas de combate corpo-a-corpo e com armas, o maior detetive do mundo, mestre em fugas, disfarces e explosivos, inventor, cientista, acrobacia, pilotagem, condução de carros. É um expert em furtividade, entrando e saindo de um local sem ser notado. Sabe exatamente como interrogar ou intimidar um suspeito. Aliado a isso tudo possui uma inteligencia incrivel, sendo capaz de criar armas e transportes incrivelmente avançados, alem de estar sempre a frente de seus adversarios conseguindo prever quase todas as situações.
Batman é considerado um dos mais fortes não-meta-humanos de toda face da terra, podendo derrotar seres muito mais poderosos que ele próprio com uma combinação de inteligência, raciocínio rápido e habilidades que desenvolveu através de árduo treinamento. Os roteiristas são quase unânimes em justificar esse perfeccionismo, genialidade nos atos, raciocínio e planejamento do personagem devido a sua extremada obstinação como vigilante, a qual, muitas vezes, chega a ser retratada como um desequilíbrio mental, igual ao que aflige seus inimigos do Asilo Arkham. Sendo até que foi a unica pessoa sem poderes sobre-humanos a resistir ao Raio da Morte de Darkseid.
O cinto de utilidades contém ampla gama de dispositivos, tais como lasers, cápsulas de gás, e batrangs bem afiados, bombas de gás, e bat-corda que aguenta mais de 150 kg. Na Era de Prata dos Quadrinhos, ele parecia ter um dispositivo para cada tipo de situação. Sua máscara assim como seu traje são à prova de balas, feitos de um material bem resistente chamado Kevlar, sua roupa e sua capa são feitas de Nomex, material resistente ao fogo. Batman ainda possui veículos dotados de equipamentos de última geração, como o batmóvel, batplano, batlancha e o batwing. Aproveitando dos avanços tecnológicos de sua empresa, Waynetech (das Empresas Wayne), não é raro ver o Batman testando novos dispositivos. Na Bat-caverna, Batman pode ainda contar com um supercomputador, e no novo desenho O Batman conta ainda com o batwave, que o liga com a Bat-caverna esteja onde estiver.
Exatamente por ser um humano comum (uma característica rara em super-heróis), o Batman pode se ferir em combate, mas na maioria dos casos pode contar com seu fiel mordomo, Alfred, formado em medicina de guerra e que também o ajuda a resolver muitos dos casos em que Batman se envolve.
Devido ao seu trauma de infância, o Batman não tem o costume de se envolver emocionalmente com ninguém. Sua desconfiança em tudo e todos o afastou até mesmo dos grandes heróis com os quais já lutou lado a lado muitas vezes, como o Superman, e isso às vezes é usado pelos vilões como um modo de isolar o Cavaleiro das Trevas.

Acompanhem esse super especial do Morcegão aqui no Dropcomics, porque tem muitas coisa boa ainda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário