segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Thor, o Deus do Trovão


Sem dúvida o filme do Thor que estreia em abril do ano que vem será um dos filmes mais aguardados pelos fãs de HQ dos últimos tempos. Sendo assim nada mais justo do que trazer um pouco mais a história do deus do trovão por aqui.





Em Agosto de 1962, depois de já ter criado Quarteto Fantástico, Hulk e Homem-Aranha, Stan Lee queria criar um herói ainda mais poderoso, foi então que se lembrou da mitologia nórdica.

O quadrinista desejava um herói que carrega um tipo de objeto que o permitisse voar. Assim tudo se encaixou, Thor, o Deus do Trovão da mitologia carregava um martelo, daí ficou fácil, Lee criou um médico deficiente físico Dr. Donald Blake , que em visita a Noruega encontra um estranho cajado ,que quando batido contra alguma superfície transforma-se no martelo Mjolnir e a seu usuário em Thor , Deus do Trovão e de cabelos loiros.

Depois disso Stan Lee sobrecarregado passou para Larry Lieber e Jack Kirby cuidarem do personagem e adicionar o resto da história. Thor estreiou na revista Journey into Mystery 83, se tornando assim um dos heróis mas clássicos da Marvel Comics.

Filho de Odin (deus supremo de Asgard, o paraíso dos nórdicos) e de Jord (deusa de Midgard, a terra), Thor é o deus dos trovões e príncipe deste mundo. Ele tinha como irmão Loki (deus da trapaça e da mentira), tinha inveja dele e sempre fazia planos para matar o irmão.

Apesar de sua nobreza, Thor era muitas vezes arrogante e impulsivo. Certa vez Thor estava caçando um pássaro de pedra que estava causando muita destruição e acabou invadindo o reino dos Gigantes de Gelo, desrespeitando um acordo que seu pai Odin tinha feito. Irado, Odin lhe disse:"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza... sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderá que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".

Thor encarna em nosso mundo como Doutor Donald Blake, um hábil médico, porém manco de uma perna. Assim Thor foi aprendendo a ser humilde.

Odin criou para Thor a mais fiel e potente arma possível, o martelo Mjolnir, feito de um minério místico especial chamado Uru e forjado pelos anões de Asgard, os lendários ferreiros. Mjolnir é capaz de criar tempestades e furacões, gerar raios, abrir portais entre dimensões, desferir golpes poderosos, possibilitar que Thor voe absorver qualquer tipo de energia, e relançá-la ampliada, ao girar o martelo, a incríveis velocidades, pode ser criado um escudo intransponível, o martelo também pode criar campos de força, vórtex místicos, onde o tempo para, além de possibilitar os mais diversos encantamentos misteriosos. De acordo com a magia colocada no martelo, somente aquele que fosse digno poderia erguê-lo.

A partir daquele dia, Thor luta contra tudo que poderia oprimir a Terra, tornando-se um de seus principais defensores. Ele é um dos membros que fundaram os Vingadores, ao lado do Homem de Ferro, Hulk ,Homem-Formiga e Vespa.

Thor, na época em que estava "transmutado" em Don Blake era apaixonado pela sua enfermeira, Jane Foster, que, todavia só estava interessada no deus nórdico. Para aproximar seu personagem da mitologia, Lee/Kirby fizeram com que Thor a levasse para Asgard, para se casar com ela, mas Odin mostrou que a garota não estava preparada para viver com os deuses. Thor acabou se convencendo disso e deixou Jane de lado, passando a namorar a deusa Sif. A partir daí, formou-se um triângulo amoroso envolvendo o casal e o melhor amigo de Thor, o valente deus Balder. As constantes ausências de Thor prejudicaram o relacionamento com Sif, fazendo com que a deusa se tornasse uma personagem secundária.

Entre seus maiores inimigos estão Loki, Lorelei, Homem Radioativo, Destruidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário