terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Incrível Hulk !


Hulk foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, sendo públicado pela primeira vez em uma revista com seu próprio nome: The Incredible Hulk #1 de maio de 1962. 

O Dr. Robert Bruce Banner era um brilhante físico nuclear, e acabou sendo convidado pelo governo dos Estados Unidos para trabalhar no projeto da Bomba Gama (bomba que somente destruiria os equipamentos dos inimigos, poupando a vida deles) na Divisão de Pesquisa Nuclear na Base do Deserto.

Lá ele viria a conhecer o General Thaddeus E. Ross, o chefe da base e que seria seu pior inimigo, e sua filha Betty Ross, com quem Bruce teria um grande amor.

A bomba fica pronta e durante o primeiro teste da explosão da bomba, um jovem chamado Rick Jones fica na zona de explosão. Bruce nota a invasão e vai atrás de Rick Jones para tentar salva-lo, pedindo para seu colega Igor Drenkov parar a operação.

O que Bruce não sabe é que Igor é um agente secreto soviético infiltrado no projeto, e que acaba permitindo que a contagem prossiga para que o projeto fosse parado com a morte de Bruce.

O jovem cientista salva Rick da explosão empurrando-o para um trincheira de proteção, mas acaba sendo atingido pelos raios gama. Os dois são levados para o hospital para exames, onde umas das personalidades retraidas de Bruce, a que representa seus sentimentos reprimidos, domina Bruce acaba transformando-o em um gigante cinza (originalmente, a cor do personagem era cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos a gráfica não conseguia acertar a tonalidade, ele apareceu num tom esverdeado, fazendo com que Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" ) extremamente forte. Essa personalidade ganhou o nome de Hulk por um dos soldados que viram o bizarro monstro fugir do hospital.

No início, Bruce se transformava no Hulk após o pôr do Sol e voltava ao normal assim que o Sol nascesse; porém ao longo dos anos essas transformações passaram a acontecer sempre que Bruce se frustrava ou ficava nervoso com algo, voltando ao normal quando ficasse mais calmo.

Pode-se afirmar que os seus dois criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, Dr Jekyll and Mr Hyde (no Brasil, Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro).

Hulk é um dos personagens mais fortes que existem e extremamente inteligente, apesar de sua raiva incontrolável. Além disso, ele é imune a armas ou ataques mágicos.

A força do Hulk é lendária no mundo dos quadrinhos. No entanto, a ultra-força física não é o seu único poder. A resistência Física do Hulk é tão alta a ponto dele sobreviver no espaço, ele também possui Fator de Cura e Resistência Mental .

Nos quadrinhos e no cinema, Bruce Banner namora Betty Ross, já na série de televisão era casado com a doutora Caroline Fields (mas ele já teve outros rolinhos).

A primeira vez que as aventuras em quadrinhos do Hulk apareceram no Brasil foi com a revista Super X da Editora Ebal, lançada em 1966 como parte da campanha promocional dos chamados "Super-Heróis Shell", com os primeiros números distribuídos gratuítamente nos postos de gasolina daquela bandeira. 

Ele dividia a revista com outro super-herói: Namor, o Príncipe Submarino. Mas a primeira vez que o Hulk teve uma revista própria e com seu nome foi em 1972, na breve passagem pela Editora GEA.

Em 1975 a Bloch Editores lançou a revista do Hulk, republicando as aventuras desde o número 1 da revista americana. Quando a RGE adquiriu os direitos do personagem, no início da década de 80, lançou sua revista juntamente com a do Quarteto Fantástico e o Homem-Aranha, republicando algumas histórias que haviam sido publicadas pela Bloch. 

Depois de 48 edições, o Hulk passou para a Editora Abril, que o publicou até a virada do milênio. Após este período, o personagem e todos os direitos da marvel, no Brasil, foram adquiridos pela Editora Panini, gigante mundial no seu segmento.

O verdão chegou a ter título próprio, na referida editora, que durou até o nº16, sendo cancelado. As aventuras do Hulk podem ser acompanhadas no mix da revista Universo Marvel.

O Incrível Hulk teve algumas séries de desenhos animados em 1966, 1982 e 1996, mas foi em 1978 que ele ganhou uma série de TV e atingiu um público diferente dos quadrinhos.

Anos depois, surgiram outros desenhos animados do Verdão, mas o sucesso jamais se comparou ao obtido pelo seriado.

O sucesso do seriado foi tão grande que o Hulk foi para o cinema, mas não foi bem sucedido. Neles, aparecem outros heróis da Marvel, como O Demolidor e Thor (quase irreconhecíveis em relação aos quadrinhos, para irritação dos fãs).

No ano de 1988, foi feito um especial chamado The Incredible Hulk Returns (O Retorno do Incrível Hulk), com direção de Nicholas Corea. Nesse filme, o Hulk enfrenta um Thor bem diferente de sua versão dos quadrinhos, neste filme aparece até o alter-ego de Thor, Don Blake.

O segundo filme para TV foi no ano seguinte e se chamava The Trial of The Incredible Hulk (O Julgamento do Incrível Hulk). 

Dessa vez, o Hulk encontrou o herói cego Demolidor (na dublagem clássica do telefilme, o Demolidor se chamava Audacioso), que se vestia de preto e mais parecia um ninja. 

Na história, David Banner era acusado por um crime que não cometeu. Durante um pesadelo sobre o julgamento, no momento mais marcante, ele fica tão nervoso que se transforma no Hulk, destruindo todo tribunal. O vilão nesse filme é Wilson Fisk, o Rei do Crime.

Em 1990, foi gravado The Death of The Incredible Hulk (A Morte do Incrível Hulk), no qual o personagem da Marvel cai de um avião e acaba falecendo.

Hulk foi adaptado de novo para o cinema em 2003, assim como vários outros personagens da Marvel no mesmo período. O filme foi dirigido por Ang Lee ( O Tigre e o Dragão). Como é tradicional nesse tipo de adaptação, a história (e sobretudo a origem) do personagem foi drásticamente mudada mas como é imprescendível ao contexto,a essência do personagem foi mantida.

O segundo filme Baseado no personagem saiu em 2008 e teve parte da filmagem realizada no Rio de Janeiro. O início do filme se passa na Favela da Rocinha no Rio de Janeiro. Bruce se exilou no Rio de Janeiro. Entretanto, somente o início do filme se dá no RJ, que trabalha bem os problemas sociais da região. Logo após o clichê da infraestrutura militar e arquitetônica dos EUA vem e toma conta do resto do filme, sem explorar os dilemas de personalidade do personagem.

Em 2006, Hulk aparece no filme animado Os Supremos e no mesmo ano, na continuação do filme: Os Supremos 2. 

Em 2009, mais dois filmes animados: Hulk Vs. Wolverine e Hulk Vs. Thor.
A mais recente aparição do Gigante Esmeralda é em Planet Hulk (Planeta Hulk), de 2010. É uma animação lançada diretamente para DVD e Blu-Ray, que adapta a história em quadrinhos.

O Incrível Hulk já lutrou contra boa parte dos heróis da Marvel (como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, X-Men...). Apesar dos combates, ele é um dos fundadores dos Vingadores e fez parte de outros grupos de heróis.

Entre seus inimigos estão o Líder, Abominável, Sasquatch, General Ross e muitos outros. A vida do Hulk não é nada fácil.

HULK ESMAGA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário